Principal Cardapio delivery Cliente nordestao Receitas Receitas cliente
receitas

Arroz de leite
Coloque o arroz no fogo, normalmente, sendo que com menos água. Quando estiver fervendo, adicionar leite morno, mexendo de vez em quando, de forma que o arroz fique com uma nata por cima.

Arrubacão
Faça uma feijoada com 1 kg de feijão mulatinho, adicionando 250 gr de charque, 250 gr de carne de porco, a mesma quantidade de carne de sol e um pedaço de toucinho. Coloque alho, cebola, cominho, pimenta do reino, cebolinho, tomate, pimentão, vinagre, manteiga. Quando tudo estiver cozido, adicione duas xícaras de arroz lavado e escorrido, sempre mexendo para não pegar. Então coloque manteiga de garrafa e um pedaço de queijo de manteiga.

Baba de moça
Este doce é feito de várias maneiras diferentes. Aí vai uma delas : Faz-se com leite de 1 coco ralado, espremido em um guardanapo, 500 gr de açúcar em ponto de pasta e 10 gr de ovos bem batidos. Vai ao fogo em um tacho até tomar ponto, e então acrescente as gemas de ovo. Depois deita-se o doce em vasilhas, e polvilha-se com canela


Biscoitinhos de milho
1 kg de fubá, 360 gr de farinha de trigo, 500 gr de manteiga, 500 gr de açúcar refinado, 6 ovos com as claras e 3 sem as claras e um pouco de erva-doce. Amassa-se tudo e faz-se os biscoitos, que vão assar em assadeiras.


Cabeça de galo
Sopa para levantar as forças, aconselhável aos bêbados durante a ressaca. 1 ovo, água, cominho, pimenta do reino, alho, farinha de mandioca, cebola, coentro e sal. Bota-se a água para ferver, com todos os temperos. Quando a água levantar a fervura, quebra-se o ovo dentro, sem mexer. É para ser tomado quente.


Cuscuz de mandioca
Não é somente de milho que se faz cuscuz. 250 gr de massa de mandioca mole e lavada até tirar o azedo, espremida e depois de seca, peneirada; 1 coco, sal a gosto. Faça o cuscuz na cuscuzeira, da mesma maneira como se faz o de milho, que também pode fazer-se misturando com coco ralado.


Doce de batata doce
Cozinham-se as batatas e passam-se na máquina de moer carne. Pesa-se igual quantidade de açúcar. Junta-se a massa, o açúcar e o leite de 1 coco. Levar ao fogo, mexendo sempre até que o doce se desprenda do tacho.


Galinha de Cabidela
Uma galinha, de preferência gorda, seu sangue, uma cebola picada, uma colher de sopa de coentro e cebolinho bem picados, uma de banha, outra de manteiga, e sal a gosto. Misture o sangue com duas colheres de vinagre num prato fundo, sempre batendo com um garfo. Guise a galinha aos pedaços e, quase na hora de servir, ponha o sangue e mexa bem que é para não talhar. A banha fica a seu gosto. A galinha deve ser cozinhada com pouca água, com todos os temperos.


Muncuzá
Durma o milho em água fria. No dia seguinte, lave-o e leve ao fogo para cozinhar em água. Quando o milho estiver tenro, ponha o leite de coco, sal e açúcar. Deixe ferver um pouco. O leite de coco pode ser substituído pelo leite de vaca.


Maria-mole
Um coco ralado, sua água, 250g de açúcar, duas colheres de farinha de trigo. Misture bem todos os ingredientes, asse em forno brando, em forminhas untadas com manteiga.


Nego-bom
Machuque vinte babanas prata com 1kg de açúcar numa caçarola que deve ser posto em fogo brando, mexendo até soltar da vasilha, isto é, num ponto bem açucarado, quase queimado. Bote o suco de dois limões, retire do fogo e bata bem. Quando estiver bem batido, pegue a massa e faça bolinhas.


Sopa de feijão
Esta é uma sopa das mais tradicionais. Separe ½ kg de feijão, ½ kg de arroz, dois nabos, duas cenouras, doze maxixes, dez quiabos, refogado. Ponha o feijão em água fria para cozinhar. Depois de cozido passe pela peneira, juntado água suficiente. Lave o arroz, despeje-o, tempere com sal e quando estiver cozido, ponha as verduras cortadas em pedacinhos e o refogado.


Bolo Souza-Leão
Tenha 18 gemas, 6 xícaras de leite de coco, 1 kg de açúcar, massa de mandioca, duas colheres de manteiga, sal a gosto. Faça uma calda a ponto de fio com o açúcar. Junte manteiga à calda ainda quente para derreter e deixar à parte. Bata bem as gemas com a massa lavada, espremida e peneirada, junte ao leite de coco e misture bem até desenvolver uma consistência uniforme. Misture com a calda, depois passe numa peneira bem fina , uma cinco vezes, até sair toda a borra. Unte a forma com muita manteiga. Use Forno médio. Este bolo, tendo em vista sua nobreza e tradição, deve ser desenformado em prato de cristal ou porcelana.


Passa de cajú
Fure 50 cajus e com a metade do caldo junte 1 kg de açúcar. Leve ao fogo brando em vasilha tampada até dar o ponto. Depois de prontos, os cajus ficam pretos como ameixas. Ponha-os para num apoio até que estejam escorridos.